É utilizado para observação de massas fundentes durante processo de fundição. Em vista de fatores técnicos e experiências médicas, o vidro de observação de fornos deve prover segurança contra radiação danosa com boa capacidade de reconhecimento da massa fundente. Este vidro trabalha para processos de fundição de aços e é oferecido na espessura de 2 mm. Opera adequadamente para temperaturas de irradiação de 1500º C da massa fundente, lembrando que é irradiação e não temperatura de trabalho de vidro. Este vidro é indicado para observação de forno, tirando o infra vermelho, não sendo suficiente para reter os raios ultravioletas de soldas.
Sua resistência de temperatura de trabalho é baixa mas como é utilizado com vidros borosilicato em conjunto, passa a obedecer os limites de temperatura deste último, em operação. Neste caso devem ser utilizadas 3 juntas de vedação, nos externos e entre os vidros.
Campos mais comuns de aplicação: trabalhos metalúrgicos, fundição de vidros, indústrias químicas, indústria de porcelana e cerâmica.
Cor: azul cobalto.
Alguns Formatos: